quarta-feira, 1 de março de 2017

E é dada a largada...

E então..depois de pedir pra vir pra cá e a empresa ter adorado a ideia, fomos ver o que precisava.. e.. fuen fuen fuen fueeeeenn (leiam no ritmo, por favor :oP) ... precisava ter graduação pra pedir o visto.. o Diego tinha começado a faculdade em 2004 em São Paulo, fez um semestre e se mudou pra Urussanga, viajava muito, também nunca foi de estudar, sempre odiou ir pra aula, fazer trabalhos.. enfim.. casamos, ele mudou de universidade porque gostava mais da grade da outra, então abriu a Federal em Araranguá e era o curso que ele queria realmente.. trocou de novo.. aí nos mudamos pra Tijucas e já se passavam 9 anos e nada de luz no fim do túnel..

O cara é um cabeção.. mega inteligente e auto didata.. mas ir pra faculdade sempre foi um martírio.. então, morando em Tijucas ele até já tinha começado um outro curso, pra cumprir aquele protocolo de que você precisa ter uma graduação pro seu pai ficar feliz.. só por isso.. porque afinal, já nos sentíamos bem sucedidos, não sentíamos a necessidade da graduação.. enfim.. agora sentíamos.. agora ele tinha um real motivo pra terminar a faculdade.. mas a ideia de vir morar aqui ia ter que esperar mais um ano, porque ele precisava de pelo menos mais um ano pra terminar..

E passou 2015.. e em outubro de 2015 o Diego veio aqui pela primeira vez.. lembro muito bem que no primeiro dia ele ficou mega deslumbrado.. me mandou mensagem mega empolgado.. "esse lugar é muito massa.. vai ser muito massa morar aqui".. dava pra sentir a emoção pelo texto..

No dia seguinte ele estava triste.. "não vai ser fácil morar aqui, o processo é muito difícil, os meus colegas de trabalho tentaram e não foram sorteados".. Dava pra sentir a tristeza pelo texto.. e fiquei triste também.. porque eu queria MUITO viver outra cultura e oferecer outra cultura pros meus filhos.

O processo do H1B funciona mais ou menos assim.. O governo libera em torno de 60 mil vagas para as empresas trazerem profissionais capacitados porque não teria suficiente nos Estados Unidos pra suprir a demanda (na prática as empresas trazem é mão de obra barata, mas enfim.. deixa essa discussão pra outro dia). Aproximadamente 250 mil pessoas tem uma vaga de emprego as esperando e quem faz toda a parte burocrática é a empresa que quer trazer o futuro funcionário.

250 mil tentantes, 60 mil vagas.. como faz??? sorteio.. aqui eles chamam de loteria.. os 60 mil que foram sorteados terão seu processo analisado e futuramente aprovado ou não.. os demais, esquece.. tenta de novo ano que vem..

Sabendo que os amigos dele tinham tentado e não tinham conseguido e considerando que nunca sequer ganhamos um frango assado em rifas da escola que tinhamos que comprar todo o bloco porque nunca vendíamos.. Já era.. nunca seremos sorteados.. esquece sonho de morar em outro país..

Não.. péra.. precisamos pelo menos tentar.. termina essa faculdade de uma vez!!! e o danado ainda quase reprovou numa disciplina por besteira.. teve que praticamente implorar pro professor, explicar a situação e o professor reconsiderou uma resposta e ele passou.. ufa!!!!

A formatura seria sei lá.. em janeiro, fevereiro.. o diploma de verdade, só Deus sabia quando ia sair.. e toda a documentação teria que estar entregue em abril..

Corre daqui, junta de lá, arruma documento, traduz, separa, digitaliza e envia.. Entregue.. O que podíamos fazer, tá feito.. agora é só esperar.. esperar.. esperar.. mais um pouquinho.. esperar de novo..

Nenhum comentário:

Postar um comentário