quarta-feira, 16 de agosto de 2017

O sonho de todo mundo e o meu.

Quando eu tinha 15 anos, um pouco antes de o Diego entrar na minha vida como meu namorado, um menino pediu pra "ficar" comigo. Nunca tinha passado pela minha cabeça que ele fosse querer ficar comigo, afinal, ele era um gaaaaaato e todas as gurias da minha turma queriam ficar com ele. Também nunca tinha pensado se eu queria ficar com ele, pra mim ele era só meu colega de turma no CCAA. Mas, como ele era o sonho de todas as gurias, claro que aceitei. Nossa, as meninas ficaram morrendo de inveja e eu me achando. No fim eu me apaixonei pelo guri e ele nunca mais me deu bola, hahahahahahahahaha. Aí ficou um climão no inglês e eu sofrendo, como boa adolescente insegura, por ver ele ficar com outras meninas.

Do mesmo jeito que fiquei com aquele menino por ele ser o sonho de todas as gurias, eu permaneci na Celesc por causa do sonho dos outros. E quantas outras coisas a gente faz na vida por ser o sonho dos outros? Por ser o que a sociedade espera? Quantos engenheiros, médicos e advogados queriam ser professores, músicos ou ter uma barraquinha de vender água de coco na praia? Quanto tempo passamos lutando pra conquistar coisas, que nem sabemos se queremos, só pra cumprir os protocolos sociais? Quantas mulheres estão chegando perto dos quarenta e preocupadas porque ainda não tiveram filhos, não tem certeza se querem, mas acabam gerando uma vida porque "é o sonho de toda mulher"?

Quem disse que é o sonho de todo menino ser jogador de futebol? Quem disse que é o sonho de toda mulher receber flores? Gente. Tá tudo muito errado. Por que passamos a vida sem saber quem somos e vamos apenas repetindo padrões, acreditando termos sonhos que sequer paramos pra observar se são nossos ou se foram os pais que sonharam isso e colocaram na nossa cabeça?

Como deu pra perceber pelo último post, meus 10 anos de concursada não foram muito felizes. Eu tinha um salário bom, um vale alimentação ótimo, plano de saúde maravilhoso e estabilidade de emprego. O sonho de todo mundo. Mas não era o meu. Eu queria que meu trabalho fosse reconhecido e que eu pudesse subir de cargo quando merecesse. Eu queria ter feito gastronomia. Eu queria trabalhar de terninho, salto alto e maquiagem (definitivamente isso não tem nada a ver comigo, mas era o que eu achava que era sucesso em algum momento da vida). Em algum momento eu quis ser doula.

Cheguei a prestar vestibular pra arquitetura pra deixar meu pai feliz, mas não passei, ufa. Fiz uma faculdade de administração aos trancos e barrancos, com dois filhos pequenos e um marido que não me ajudava na época (na época eu achava que ele tinha que me "ajudar"- hahahahahha - ainda bem que as coisas mudam) somente pra fazer um "check" na lista do timing social, afinal, eu ja tinha quase 30 e não tinha um curso superior.

Eu já realizei muitos sonhos. Já tive uma rede pra relaxar em casa, já tive um filtro de sonhos, um mensageiro dos ventos, uma casinha e balanço pros meus filhos brincarem, tive filhoooooss... meu maior sonho de toda a vida. Estou realizando o sonho de morar em outro país. Já fiz um mochilão, já assisti partos, já tenho um cachorro (falta o gato). Sonhei em ter uma papelaria, mas nunca corri atrás desse sonho. 

Quando realizei o sonho de morar em outro país, experimentei um vazio. Mas não era um vazio ruim (bom, em alguns momentos foi). De maneira geral foi um vazio gostoso. Um vazio que veio pra eu me perguntar qual seria meu próximo sonho. Penso em aprender a programar, voltar a estudar matemática, quem sabe business, trabalhar com RH ou Produção, que eram as matérias que eu curtia na Adm? Ou vou focar na doulagem? Aprender a costurar, a dançar, a jogar tênis, a desenhar, fotografar?

Por que meu sonho tem que ser que eu seja uma profissional "bem sucedida" e trabalhar dentro de uma empresa? Por que meu sonho tem que ser um concurso público ou ter muito dinheiro? Por que eu não posso sonhar em viver numa comunidade alternativa naturista e auto suficiente? (esse tá na minha lista). Ou quem sabe viajar o mundo numa van/casa (esse entrou pra lista a pouco tempo) Por que não posso sonhar em ser artista de circo? E se meu sonho for nadar com baleias? A vida é tão curta pra gente ficar preso ao sonho dos outros. Qual o meu próximo sonho que eu quero investir? O que faz meus olhos brilharem? O que faz os seus? Qual o seu sonho de verdade? Pensa nisso. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário