sábado, 14 de março de 2020

COVID-19 feelings - Texto escrito durante uma crise de ansiedade

Coceira no nariz, bosta, não lavei as mãos. Aguenta!! Coceira no olho. Não toca, não toca, não toca. Espera poder lavar as mãos. Droga, desequilibrei no trem, precisei segurar. Merda, não da pra sair do trem sem apertar a porra do botão verdinho que ta piscando. Calma, Carolina, tem bem menos pessoas circulando na rua, bem menos chance de contagio. Carolina, tu sabes que esse virus não é tão preocupante na tua idade. Mas a psicóloga falou que ouviu que não sei quem disse que a pior faixa e dos 30 aos 50.

Péra, péra, péra.. tu não leu isso em lugar nenhum. Tu sabes que a tua psicóloga tá mais assustada que
tu. Mas e se eu e o Diego pegarmos juntos e precisamos ser internados? Quem fica com as crianças? Calma, Carolina.. Não pira!!! Mas e se o pai ou a mãe pegarem no Brasil? Eles estão no grupo de risco. Ah, calma.. a mãe nem sai de casa, só vai da casa dela pra casa da Rê.. mas a Rê trabalha com comércio e atende um monte de gente por dia, ela pode levar o virus pra mãe.. Ufa.. pelo menos vi que o pessoal na casa que o pai mora ta usando máscaras.. Ufa de novo.

Sogro e sogra ligam! Vocês querem voltar pro Brasil? Vocês podem morar no apartamento em
Itapema. Calma, gente!! Não precisa se assustar.. tá tudo bem!!! Só tá faltando comida no mercado porque o povo tá maluco. Sogro arregala os olhos do outro lado da tela. Relaxa.. nós temos comida pra dez dias e já programamos a próxima compra online.

Mas e o nosso passeio pra Amsterdam? Será que vamos ter que cancelar? É óbvio que vamos. Mas continuo na esperança de que o vôo seja cancelado pra gente não perder tanto dinheiro. E essa dor no meu dente quando passo fio dental logo agora, não tinha outra hora pra acontecer? E se eu demorar muito pra marcar consulta e não tiver mais dentista aberto pra me atender e começar a doer mais? Marca consulta de uma vez. Ok, marcado, mas também tenho medo de dentista. Respira, Carolina. Não pira.

Chego no trabalho e vejo a placa dizendo que a loja não abre segunda (terça é feriado) e que quarta feira vai atender em horário reduzido. Mando mensagem pra chefa. Chefa? Vamos reduzir horário? Provavelmente vamos fechar. Mas não queria tomar essa decisão sozinha, tô esperando o governo mandar fechar. Mas tô achando que vou fechar de uma vez. Se tu tiver muito assustada, me fala que eu te cubro e tu vai pra casa. Não quero que te sintas desconfortável. Ue.. Desconfortável eu já estou. Em casa vou enlouquecer.

Fui no mercado comprar papel toalha e papel higiênico pra loja, senti olhares de julgamento. O mesmo olhar que eu faria ao ver pessoas com pacotes de papel higiênico por ai. Ainda não entendi a lógica de estocar papel higiênico. Mas na dúvida, comprei um pacote extra pra loja. Hahahahahahaha.

Eu estava tão feliz de ter amigos pra comemorar meu aniversario esse ano. Será que daqui um mês eu vou poder ver gente de novo? Abraçar pessoas. Beijar??

Atendi a primeira cliente agora. Depois de uma hora e dez de loja aberta. Ela abriu a porta com o cotovelo. Na hora de sair, ficou por um segundo pensando como puxar a porta sem tocar. Ofereci álcool em gel. Eu não queria dividir o pouco que tenho, mas né? Ela disse, não precisa, tenho no carro. Ufa. Meu resto de álcool vai durar um pouco mais. Droga. Toquei o mouse e o teclado depois de atender ela e antes de passar álcool em gel. E agora? Relaxa, Carolina. Credo.. que louca!!!

+-*69/58 <= Isso fui eu limpando o teclado. Respira fuuuuuundooo!!!! Pronto. Estou 70% mais calma depois de colocar isso mais fora. O Coração ainda está apertado. Mas ok.

Tudo isso que relatei acima e só dentro da minha cabeça. O lado racional e o lado que esta em pânico tentando conversar. Dentro da minha bolha. O coronavirus trouxe uma baita duma crise de ansiedade em mim, e fato. Eu sei que temos risco de contágio, mas que a probabilidade de se tornar algo grave é bem baixa. O medo não e do virus em si. E do caos. O pânico generalizado me afetou. SIM! Por mais que eu saiba, racionalmente que não deveria me desesperar.

A nossa realidade é muito mais tranquila que a de MUITA gente. Temos o privilegio de o Diego poder trabalhar de casa. Temos o privilegio de meu salário ser somente uma parcela pequena do nosso orçamento e o fato de eu ficar sem trabalhar não vai ter um impacto muito grande na nossa vida. Mas a realidade lá fora é que MUITA gente trabalha por hora. Se trabalha, recebe, se não trabalha, não recebe. Como paga as contas? Como compra comida?

Escolas e creches fechadas, quem precisa sair pra trabalhar, vai precisar pagar alguém pra cuidar das crianças. Não adianta adotar os filhos dos amigos que precisam trabalhar, tem que evitar muita criança junta. Criança quase não tem sintoma, mas transmite pro amiguinho que vai visitar o vovô e aí já viu...

A recomendação é não visitar os velhinhos. Nas casas de repouso já está proibido antes de fecharem as escolas. Mas como vão ficar os velhinhos solitários nas suas casas? Quem vai cuidar do emocional dos velhinhos que não são habituados a usar a internet. Como vamos cuidar do nosso emocional? De todos nós que estamos passando por tudo isso que é completamente novo. Desacelerar. Não ter contato com pessoas. Tempos sombrios. Tempos estranhos.. Sobreviveremos. Que lição será que a humanidade tem que aprender sobre isso tudo?

Sei que temos muito o que aprender aprender. Mas nesse momento, so queria contar que enquanto eu digitava isso, vi uma mulher abrir um pacote de cigarro e "deixar cair" no chão, assim, desse jeito que me deu vontade de atravessar a rua e fazer ela engolir a porra do plástico (sim, e isso que eu sinto todas as vezes, mas costumo fingir sanidade).

Escrevi esse texto do trabalho, durante uma crise. Reli agora, enquanto colocava os acentos e eu mesma lendo esse texto, penso: que exagero!!! Mas é a mais pura maluquice que passa dentro da minha cabeça nos momentos que a ansiedade ataca. Esse texto não teve bem um começo, ou meio, ou fim.. mas seguimos juntos, a uma distancia segura, por favor, por mais que tudo que eu precise agora seja de um abraço.

2 comentários:

  1. Puxa... Serve um abraço virtual? 💚

    ResponderExcluir
  2. Eu já tenho a impressão de que deveria estar mais preocupado. Tenho receio de que meus clientes não se sintam mais confortáveis com os atendimentos presenciais.

    ResponderExcluir