quarta-feira, 14 de junho de 2017

Beep Beep.. Curiosidades do trânsito na Califórnia

A idéia, como sempre, era falar da carteira de motorista e das curiosidades do trânsito num único post. Mas eu falo demais, essa sou eu. :)

Como eu disse, eu reprovei no primeiro teste escrito e isso tem bastante relação com a diferença de regras. Apesar de muitas perguntas serem óbvias, tipo: Você está passando por um acidente, o que você deve fazer? a) Continuar seu caminho com cuidado; b) Reduzir a velocidade pra ver o que está acontecendo; c) sei lá o que eles colocaram aqui. Mas enfim, tem algumas que não são tão óbvias, como saber qual a pena caso de abandono de animal na estrada. Como o fato de ser permitido estacionar na pista das bicicletas.. oi!?

Enfim, vamos as curiosidades. Primeira coisa a acostumar, claro, aqui a distância é medida em milhas e não em quilômetros, então você precisa se habituar com as "novas velocidades". Meu primeiro comentário idiota aqui foi: "Que estranho, tu tá andando a 40 e parece que tá tão rápido.." (No coments sobre meu comentário, please).

Segunda coisa que aprendi: aqui você pode virar a direita mesmo que o sinal esteja vermelho (a não ser que tenha uma placa específica dizendo que você não pode). Você precisa ter muita atenção, pois o sinal do pedestre na rua que você está entrando pode estar aberto. 

Pedestres sempre tem preferência, mesmo que eles estejam atravessando fora da faixa (não é comum encontrar, pois tem bastante faixa de pedestre em todo canto). Ah, e as faixas na maioria das vezes não são listradas como  no Brasil. Alias, as vezes nem pintadas elas estão. Mas basta fazer menção que vai atravessar a rua e o motorista vai parar pra você passar. Nota: Não fique parado numa esquina, pois você vai acabar fazendo alguém de idiota, achando que você quer atravessar.

Os cruzamentos aqui são assustadores. Quando você vai virar pra esquerda, outros carros virão na sua direção. Mas esses carros também virarão pra esquerda e ninguém vai bater em ninguém.. mas levamos um susto na primeira vez. Normalmente nesses casos tem um sinal (semáforo) com a flecha pra esquerda.

O trânsito flui melhor assim. Leva um tempo pra acostumar, mas funciona muito bem. Ainda sobre virar a esquerda, se você estiver em uma via de mão dupla e quiser virar a esquerda, você terá que esperar as pessoas vindo na sua direção passarem, pois os sinais vão abrir juntos. No começo achei a maior loucura, achava que não seria seguro, especialmente o sinal de pedestre que abre junto com alguns outros sinais e também a situação de virar a direita, mas vivendo aqui esses meses, percebo que funciona muito bem, simplesmente porque todo mundo se respeita.

Claro que você leva uma buzinada se fizer coisa errada, mas as regras de trânsito são super respeitadas. É muito interessante de observar, por exemplo, se você estiver na calçada como pedestre e tiver um motorista que precisou avançar a calçada pra visualizar o trânsito, o motorista provavelmente irá dar ré pra te dar passagem pela calçada.

Outra coisa interessante são os crossing guards. Em frente a todas as escolas (pelo menos as Elementary), nos horários de entrada e saída terá um guarda, vestindo um colete refletor e uma placa de STOP. Eles sinalizam para os carros pararem, mesmo que tenha uma única pessoa pra atravessar. E quem não respeitar, leva um xingão, seja motorista ou pedestre. Aprendi isso como pedestre, não quis tirar ela da sombra só pra eu atravessar e ela brigou comigo, disse que é fiscalizada e que ela teria problemas se vissem que eu atravessei sem ela. 

As regras de trânsito são realmente, realmente, realmeeeente levadas a sério. Os ônibus escolares tem luzes diferentes pra cada situação. Se a luz vermelha estiver piscando, você não pode passar o ônibus, provavelmente porque uma criança vai atravessar a rua. Se for a luz amarela que estiver piscando, você pode passar, mas com atenção.

Se você estiver num cruzamento com STOP em todas as direções, quem tem a preferência é quem chegar primeiro. SIIIIMMM!!!! E as pessoas respeitam. Se chegaram ao mesmo tempo, a preferência é de quem está na direita, e siiiiimmm, as pessoas respeitam. E se tiver fila de carros em várias direções, vai um carro de cada fila. Simples assim, as pessoas respeitam, ninguém tenta se achar o gostoso e passar na frente de quem chegou primeiro, as regras de trânsito existem e simplesmente são seguidas.

Ah, e claro, o famoso look over your shoulders, quando você trocar de pista você DEVE olhar por cima dos seus ombros além de olhar os espelhos. Há quinze anos, quando fiz minha carteira, fui ensinada a utilizar somente os espelhos retrovisores e jamais me virar pra olhar pra trás, inclusive fazer balisa e qualquer tipo de ré. Me ensinaram que um bom motorista teria que saber dirigir utilizando somente os retrovisores, pois bem, aqui você pre-ci-sa olhar por cima dos ombros pra verificar o ponto cego, o que sinceramente, demorei a me acostumar, mas hoje não vivo sem. Esqueci algumas vezes durante o teste de motorista e achei que seria reprovada por isso, mas não fui, ufa.

Ah, e uma coisa chata, nunca, nunquinha assuma que um motorista vai dar uma "aliviada" pra você trocar de pista ou entrar na pista. Essa é a única parte que eu acho chata, os motoristas não aliviam (e também não esperam que você alivie). Hoje ainda levei um susto, o carro na nossa frente parou pra virar a esquerda e fiquei olhando no retrovisor sem respirar, com medo de que alguém batesse na nossa traseira, mas todos trocaram de pista super tranquilos, sem reduzir a velocidade.

Bom, acho que é isso que eu tinha pra falar sobre o trânsito, escrevendo esse post fui me lembrando do que eu tanto queria. Eu queria viver outra cultura e acho que eu queria mesmo mesmo, era ter história pra contar.. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário