domingo, 5 de abril de 2020

Desconstruída?

Outro dia eu assisti esse vídeo e fiz um comentário sobre como eu estava assustada com o rumo da conversa, mas que depois fiquei aliviada porque ele falava exatamente o que eu acredito. Então uma pessoa replicou meu comentário, dizendo que é engraçado como a gente se assusta quando encontra um ponto de vista diferente do nosso. E sim, ele tem razão. Como é difícil lidar com um ponto de vista diferente do nosso.

Eu lembro muito bem quando um amigo me criticou por reproduzir comentários vazios sobre o governo da época. Era uma pessoa próxima e eu não queria estragar a amizade por política. Fizemos um combinado, que ele teve que engolir na marra, de que não discutiríamos política jamais. E eu passei a odiá-lo internamente. Eu tentava abstrair aquele "problema" dele.

O tempo passou e eu conheci outras pessoas muito bacanas. E aquelas novas pessoas bacanas, defendiam pontos de vista muito parecidos com os daquele primeiro amigo. Foi então que finalmente eu me abri pra repensar o as minhas primeiras opiniões. "Mas como que tantas pessoas legais podem ser tão sem noção assim? Acho que tá na hora de repensar o que eu acredito como certo".

Eu posso dizer que foi ali, e só ali, que eu aprendi a questionar minhas próprias crenças. Mas confesso que foi relativamente fácil. "Nasci no meio de milhares de pinheiros, mas eu saquei que sou uma goiabeira". E eu encontrei as outras goiabeiras. Comecei a seguir todas e prestar atenção em tudo que elas compartilhavam. E tudo fazia muito sentido pra mim. Encontrei minha tribo. Eu tinha passado a vida repetindo os padrões, me sentindo desconfortável, mas repetindo, porque era mais fácil repetir do que questionar. E agora tudo fazia sentido e eu não estava louca. 

Hoje eu digo que quem conheceu a Carol há 6, 7 anos, não me conhece mais. Eu não seria amiga daquela Carol, não temos afinidade alguma. Eu precisei passar por ela pra ser eu. Mas foi relativamente confortável. Porque na verdade, eu só me encontrei mesmo. Essa parte não doeu, na verdade, tive a sensação de alívio.

Só que mesmo eu tendo passado por esse processo gigante de desconstrução, ou construção, sei lá.. a verdade é que eu ainda tenho muita dificuldade em lidar com pontos de vista diferentes dos meus. Eu sigo pessoas que pensam como eu, assisto videos de canais que compactuam com as minhas ideias, me afasto dos amigos que pensam diferente. E assim vou vivendo numa grande, nem tão grande, bolha confortável.

E sim, esse é outro texto pra mostrar minhas fraquezas.. sem muita conclusão.. só palavras soltas. Seguimos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário